domingo, 19 de janeiro de 2014

Os principais fatos da semana...de 100 anos atrás.

Nesta semana, canal franco alemão Arte (divulgado pelo diário Le Monde) divulgou os principais fatos da semana mas de 100 anos atrás. É uma maneira de trazer a história de uma maneira jornalística e descobrir detalhes que ficaram enterrados por aí.

Vamos aos destaques:
Japão - Ocorre uma terrível erupção vulcânica na ilha de Sakura-Shima. Um evento marcante. Com essa catástrofe, que deixou mais 5 mil mortos, os Europeus conheceram a extrema vulnerabilidade do arquipélago .

Alemanha – A imprensa se interessa nos esforços físicos do Kaiser (título de rei do império alemão que caiu na 1 guerra mundial), constrangido por suas enfermidades o imperador tenta se afirmar  depois de sua juventude.


França – Sarah Bernhardt (uma das maiores atrizes de todos os tempos) recebe a condecoração Legião de Honra. Tal prêmio não significa que não houve nenhuma mudança na posição da mulher na sociedade francesa. A mídia destaca a democratização do cinema. Ela permitiu aos franceses e as pessoas mais abertas de se ouvir no mundo. Contudo esse golpe de projeção não deve esconder a imobilidade na sociedade francesa. A Igreja Católica compreende preservar seus valores morais sal doutrina  moral, ainda continua exercer um controle estrito sobre seus subordinados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário