terça-feira, 30 de julho de 2013

Favorável a manifestação dos médicos!


A paralisação dos médicos pelo Brasil afora afetou Londrina. Os principais hospitais da cidade que tinham procedimentos médicos, em boa parte, serão remarcados, com exceção dos setores de urgência e emergência.
Embora seja mais um transtorno para a população, é perfeitamente justificável os manifestos dos médicos. Já coloquei neste blog (AQUI) que o principal problema da saúde no Brasil não é ausência de médicos e sim investimentos!
Existem países que tem menos médicos por habitante no país é a qualidade da saúde é melhor. Além do que este programa do governo federal foi feito as pressas e sem consultar a classe médica e as universidades como um todo.


Este blog apóia as manifestações da classe médica.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

O IDH nos municípios.


Foi divulgada hoje a o Índice de Desenvolvimento Humano dos municípios brasileiros. Alguns detalhes demonstraram ser interessantes:
No Paraná, apenas Curitiba e Maringá conseguiram um IDH acima de 0,8 (muito alto). Ambas tiveram um verdadeiro planejamento urbano, sendo que a capital teve como grande fator Jaime Lerner e sua turma.
Londrina, como os principais municípios do estado do Paraná, avançou de forma considerável nos últimos 20 anos. Mas claramente o índice de de educação puxou Londrina para baixo.

Pequena reflexão: será que não poderíamos estar melhor se não fosse um período de 20 anos também de populismo, principalmente na educação?

quinta-feira, 25 de julho de 2013

A decisão do TRE no caso Gerson de Araújo.

Ontem, o Tribunal Regional Eleitoral confirmou a inelegibilidade do vereador Renato Araújo (PSDB). Ele sabia que poderia acontecer isso. Mais, a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral era e ainda é pela perda do mandato de vereador candidato que assume como prefeito, em período eleitoral.
Logo penso ser difícil reverter esse resultado. Ao mesmo tempo, que não acredito que o PTC não irá conseguir colocar representantes na câmara municipal, porque não existe essa hipótese de anular os votos que o partido de Araújo recebeu. Ao contrário, se anula votos se o eleitor for coagido no seu voto, por exemplo. Assim, meu palpite que a decisão do TRE será mantida e quando for irrecorrível, o suplente Amauri Cardoso (PSDB) deverá tomar posse. 


terça-feira, 23 de julho de 2013

Se permitirem, Francisco I mudará a história da igreja.

“Os jovens são o futuro porque tem a força, mas não só eles. O outro extremo da vida também é o futuro. Um povo só tem futuro se considera da mesma maneira os jovens e os idosos que possuem a sabedoria da vida, da história, da pátria e da família. Penso que fazemos uma injustiça com os velhos porque os deixamos de lado.”
“Li na semana passada dados sobre desemprego dos jovens (referente a crise econômica). Corremos o risco de ver uma geração inteira que não teve trabalho. A mesma cultura que abandona os velhos está fazendo isso com a juventude. A sociedade deve ter inclusão, em que todos tenham lugar na sociedade.”

Papa Francisco I.

- Se o vaticano permitir, sem dúvida, Francisco I será lembrado como um papa que mudou profundamente a Igreja Católica.


Plano de mobilidade e avenida duque de caxias.

A prefeitura quer resolver um pepino deixado pela administração anterior: O corredor de ônibus na Av Duque de Caxias e insatisfação dos pequenos empresários. Dizem estes que depois do corredor exclusivo, suas vendas caíram e que ameaçam deixar a região. Por consequência parte da avenida será abandonada. Fica claro nesse exemplo que os problemas foram encarados de maneira pontual e sem pensar em todas aspartes. Porém é oportuno que se diga que a prefeitura tem mecanismos para enfrentar a questão. Um plano de mobilidade urbana já seria um bom começo, e o incentivos a construção de estacionamentos nos pontos de maior inchaço, certamente os chiados iriam diminuir, de todas as partes.


sábado, 20 de julho de 2013

Pacote de investimentos do governo - Será eleitoral?

Ontem mereceu atenção especial deste blog (e continua merecendo) a instalação da UPS no bairro do União da Vitória, região sul de Londrina. Mas o outro pacotão de investimentos que o governador trouxe para Londrina me parecem ter um pouco de cheiro eleitoral. Por mais que seja grandes investimentos, como da Copel, Sanepar, do empréstimo para renovar a massa asfáltica  da cidade, todas elas eram situações que já tinham sido pedidos pela prefeitura e, que possivelmente tornaram realidade pela imagem negativa que Beto estava na cidade e região.De certa maneira, conseguirá de reafirmar o quanto o governo pode estar presente na região e diminuir a chiadeira e, por consequência, aumentar sua aprovação. Essa é a tendência, por enquanto.


sexta-feira, 19 de julho de 2013

Alguma luz para o União da Vitória.


O governador Beto Richa finalmente fará uma ação que poder dar bons frutos, na cidade. Ele se comprometeu a implantar uma UPS (Unidade Paraná Seguro) no jardim União da Vitória. Ela é mais do que merecida a uma das regiões mais pobres da cidade.
Contudo, é evidente que só tirar o crime organizado não basta. É preciso ter também mais ações para tonar aquele assentamento um verdadeiro bairro da cidade, com ações sociais, como melhor serviços de saúde, escolas, cursos profissionalizantes e técnicos para os jovens.
E daí,  prefeito e secretários devem estar comprometidos com a causa e montar um projeto a altura do que pode ser um grande ganho para os moradores do União da Vitória e para toda cidade. 


A prova mal feita e a responsabilidade do encarregado

O anúncio da anulação das questões do último concurso, para servidores da saúde, foi adequada, pelo município. O prefeito cumpriu seu dever, pois que mais de 50% das questões da prova eram de concursos anteriores, o que pode claramente colocar candidatos em desvantagem. Dessa forma, deve ser feita outra prova sem que exista nenhum prejuízo aos candidatos. Agora resta punir pessoa encarregada da prova, pois que ela é responsável por todo o serviço contratado e ficou caracterizada uma ação claramente negligente – desleixo, descuido – o que não ocorre com as examinadoras de mais crédito como a CESPE(UNB), ESAF(Ministério da Fazenda), CESGRANRIO, FGV, etc.


quarta-feira, 17 de julho de 2013

ALEP escorregou no tomate.

Segundo informações da Gazeta do Povo, a Assembleia Legislativa do Paraná não divulgou os salários de servidores, em prazo correto. Eles deu explicações, mas depois que a imprensa cobrou. 

Desse jeito, ela esqueceu  (um pouco) do princípio da moralidade, que os impõem o dever de serem éticos de agir com decoro. Alem da publicidade, que não significa só colocar informações em diários oficiais, mas também tornar a informação acessível.

Ela deveria ter avisado antes do atraso ocorrer, ainda mais com os recursos de assessoria que contam lá.


Wadjda e o direito universal humano.

Recomendo um excelente filme que está em exibição no cine Comtour:
Wadjda é uma criança que deseja uma das coisas mais simples que podemos pensar no Brasil: Andar de Bicicleta.

Mas ela vive na Arábia Saudita, onde as mulheres são humilhadas pelo extremismo religioso.
Lá, as mulheres não têm direito a sair de casa desacompanhada, não podem ter emprego, não podem dirigir, nem sequer andar de bicicletas.

Enfim, a mulher é tratada como uma subespécie de ser humano, tudo isso garantido pelo estado por meio de sua polícia e judiciário (?).

E ai que entra a história dessa criança e de tantas outras pequenas e grandes mulheres que são ultrajadas por não acesso a um dos direitos mais básicos da humanidade: A liberdade.


...
        A presente Declaração Universal dos Diretos Humanos como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observância universais e efetivos, tanto entre os povos dos próprios Estados-Membros, quanto entre os povos dos territórios sob sua jurisdição.   
Artigo I
        Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão  e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.   
Artigo II
        Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua,  religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição. 
Artigo III

        Toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

33 festival de música de Londrina.

Muito bom evento, recomendo a todas as tribos!


Programação completa no site (AQUI).
Rock and roll, jazz, clássicos, tango, etc.

A greve geral de pauta limitada.


Ontem, as centrais sindicais fizeram a greve geral. Mas um manifesto que destoou totalmente dos de junho. A pauta era de direitos dos empregados e algumas categorias.  Por ser muito restrita e comando central não conseguiu grandes adesões como as anteriores.

Feita propositalmente para se distinguir dos outros movimentos balançaram o país no mês passado. Evidente que os sindicatos não querem abrir mão de sua identidade tradicional e trespassar suas pautas restritas aos direito dos trabalhadores.De qualquer maneira, será mais uma pressão contra os poderes para que eles possam ouvir os movimentos e negociar as soluções.

foto: Deusche Welle.


quarta-feira, 10 de julho de 2013

Poucas palavras sobre a saúde no Brasil.


Valor gasto pelo Reino Unido  em saúde per capta/ano: 
4000 US$
Porcentagem desse dinheiro gasto em serviços públicos:
87%


Valor gasto pelo Brasil  em saúde per capta/ano:
900 US$
Porcentagem desse dinheiro gasto em serviços públicos:
44%

Será que agora está claro o problema principal desse serviço?
Para maiores detalhes, recomendo assistir o debate do Entre Aspas da Globo News de 09/07/2013.

terça-feira, 9 de julho de 2013

O costume de ignorar política


Os números trazidos pelo jornal de Londrina de ontem, são mais uma evidência da crise da como se ignora política. Segundo o jornal 75% dos jovens não sabe qual é o papal de uma câmara de vereadores e 40% dos entrevistados não se lembra em quem votou. 

É um quadro triste – revela que os temas públicos da cidade não estão presentes entre os jovens e que como é comum escolher candidatos como se escolhe o sabor do sorvete.

Este blog pensa que seria de grande contribuição, para reverter esse quadro as empresas, escolas (publicas e privadas) aproximarem as pessoas bens coletivos. Exemplo: qual é importância de uma rua? de quem é o dever de asfaltar? a quem cabe preservar? Como esse serviço vem sendo feito? Como se pode melhorar?

Essas pequenas iniciativas incentivarão as pessoas avaliarem seus deveres perante a sociedade e se seus representantes estão cumprindo suas tarefas. A maioria das pessoas pensam que política é coisa de ladrão, que só entra quem não presta e que mesmo boas pessoas ficarão isoladas. De certa forma, é porque não conseguem ver o poder de cada um em poder mudar o velho com a mudança de seu comportamento, como fora feito nos manifestos do junho.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Mayday? Para quem não quer mudar o país!


Está evidente o desespero de líderes do congresso da presidente em tentar controlar a insatisfação de brasileiros que tomaram conta das ruas.
A reação deles está em várias medidas, sem coerência comum, sem muita racionalidade e, longe de atender o clamor das ruas ou mesmo a um debate de alto nível.
Dilma Rousseff queria uma constituinte para reforma política. Viu que não era possível então pulou para plebiscito. Mas forma tão bagunçada possivelmente a ideia vai ser enterrada.
O congresso falou de pauta moral, imediatamente, agilizou todas as medias para votar temas que agradam os manifestantes, como a rejeição da PEC 37.

Mas, em meio a esse emaranhado, eles deixam correr pelo rio mudanças muito mais profundas (será que de propósito?). 
Porque o congresso (uma boa parcela) não para de ficar atrás do rabo de saia do palácio do planalto e dos ministérios? Porque não reduzir os 39 ministérios (que país tem isso?). Porque alterar a distribuição do dinheiro, que fica quase tudo para o governo federal e algumas migalhas para os municípios? Porque não adotar um plano de carreira público para os médicos em vez de investir em paliativos? Porque não adotar um plano nacional de capacitação do professor e de pedagogia para a educação?


Porque será que ai estaríamos fazendo uma reforma política e não eleitoral? Porque será que aí nos estaríamos diminuindo a crise de representação?

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Os pedágios e os acordos internos.


Ontem, o Movimento Popular Contra a Corrupção Por Amor a Londrina e vários caminhoneiros bloquearam trecho da PR 445, entre Londrina e Cambé.
                                                                                
Por mais que a proposta de passe livre nas rodovias do Por Amor a Londrina seja utópica, os manifestantes têm razão de cobrar os custos desse modelo de pedágio. Afinal as rodovias estão muito aquém do que é pago pelo usuário.

Seria mais do que dever das concessionárias e do estado explicarem o porquê dessas discrepâncias. Será que é o custo Brasil? Contrato de concessão que prejudica o usuário ao longo prazo? Lucro excessivo das concessionárias?

Mas, essa tarefa o governador de Curitiba... ops, Paraná, Beto Richa não parece estar muito interessado em fazer, já que seu representante na assembleia, Valdir Rossoni,  fez questão de retirar sua assinatura da CPI do pedágio. E as concessionárias? Nunca vi nenhum representante delas se defenderem na imprensa. 

Parece que, tanto Beto e as concessionárias estão se lixando para o que ocorre no Brasil hoje e, estão mais preocupados com seus acordos internos.

Foto: Jonal de Londrina.