domingo, 30 de setembro de 2012

Candidatos que não tem nome.

Por MARCO ROSSI.

Uma das bizzarices mais chamativas, no horário político, na tv e no rádio, é que uma parte expressiva dos candidatos não possui nome próprio. Ora como assim?

Pois bem, reflexo de um mundo cada vez mais despolitizado e personalizado, a política dos candidatos é a essência da não política seu em robusto e clássico pouco sentido sentido. Como não há muitos personagens cuja à atuação política não possa se universalizar, sobram privatismos. Fulano da Farmácia, Beltrano do Bairro X, Cicrano da Rodoviária, Moça do Sindicato, Rapaz do Torneio de Truco e por ai vai, pra baixo, pro buraco.

Essa impressionante invasão na política por personagens de histórias  particulares, nada públicas, miseravelmente não universais, destaca quanto a política mesma vem perdendo progressivamente a sua essência, a sua dignidade. Ainda que sejamos obrigados a constatar que os candidatos e os futuros eleitos devam vir de algum lugar, é ainda mais imperativo que saibamos reconhecer que não conseguem escapar do seus espaços de origem.

O resultado é que no caso do vereador, num possível mandato conquistado nas urnas, o trabalho não alcança a cidade. Nem discurso, nem prática, jamais  rompem os muros da farmácia, da rodoviária, do sindicato, da escola que foram ouvidos e vistos, pela primeira vez.

Por não se universalizar a política dos personagens privados flerta mais com o fisiologismo e acena, com as duas mãos para a corrupção e a ineficiência. Um representante político pode a ser até professor, metalúrgico, médico, jornalista, operário ou ruralista.

Mas ele não pode existir por isso e para isso. Existir no particular, atuar no coletivo, refletir no universal, pensando fazendo, desdobrando até o limite não definido da ação humana. Sim, esse é o caso da boa política. 

Quem vota em alguém, que transforma o sobrenome ou nome próprio, ou lugar ou uma história particular, nunca terá uma cidade maior do que isso, nem uma política descente. 
____________
Comentário de Marco Rossi, de 26/09/2012, transcrito da coluna diária CBN Cidadânia, na Rádio CBN Londrina.

Lei aprovada na Câmara é desnecessária.

Nessa semana, a Câmara Municipal de Londrina aprovou um projeto de lei que obriga toda empresa que contratar com o município terá de comprovar que não tem dividas trabalhistas. De início você deve pensar: Boa notícia! A Câmara está preocupada com a qualidade da empresa que a prefeitura contrata os serviços...Parabéns.

Contudo, a lei era desnecessária e, foi aprovada de forma unânime, pelos vereadores.
Explico os motivos:

      1- A Constituição Federal do Brasil prevê que regras gerais de licitação e contratação do poder público, que serão feitas pelo congresso nacional, e não pelo município. Como está no artigo 22:

XXVII – normas gerais de licitação e contratação, em todas as modalidades, para as administrações públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, obedecido o disposto no art. 37, XXI, e para as empresas públicas e sociedades de economia mista, nos termos do art. 173, § 1°, III; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

       2 -   A lei federal 8666/93, conhecida como lei geral de licitações, prevê a exigência de certidão negativa de credito trabalhista, no artigo 29:

V – prova de inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho, mediante a apresentação de certidão negativa, nos termos do Título VII-A da Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei no5.452, de 1o de maio de 1943.      (Incluído pela Lei nº 12.440, de 2011)   (Vigência)

      3 -  Para  evitar qualquer confusão, colocaram essa hipótese quando exite a dispensa de licitação, ou seja, quando a lei da oportunidade ao estado de fazer a contratação direta, com uma pessoa ou empresa, sem concorrência. Apesar de não estar na lei, a obrigação de ter os documentos para realizar o contrato, os tribunais entendem que, fazer uma contratação direta sem exigir os documentos viola a Constituição.

Não bastasse, que o município de Londrina já exige o documento desde 2011. 
Assim tal trabalho realizado pela Câmara não tem motivo jurídico para estar presente.


sexta-feira, 28 de setembro de 2012

3 turno a vista?

Do Londrina na Latinha:
Ministério Público pede cassação de candidatura de Marcelo Belinati

O Ministério Público Eleitoral protocolou um pedido de investigação judicial por abuso do poder político contra o candidato Marcelo Belinati (PP), o candidato a vice Junker Grassiotto (PSDB) e o delegado-chefe da 10ª subdivisão policial Márcio Amaro.

O pedido é assinado pela promotora Suzana Lacerda com base na exibição de imagens do delegado no programa eleitoral de Marcelo Belinati.

De acordo com a promotora, eles teriam abusado do poder político.

O Ministério Público pede a declaração de inegibilidade e a cassação do registro de candidatura de Marcelo Belinati e Junker Grassiotto. Além da aplicação de multas.

O pedido será encaminhado para o juiz da 41ª Zona Eleitoral Álvaro Rodrigues Junior.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Debate entre os candidatos na Rádio UEL, amanhã.

Da agência UEL:

Debate na UEL reunirá os seis candidatos a prefeito de Londrina


A Rádio UEL FM transmite ao vivo, diretamente do Anfiteatro do CESA, nesta sexta-feira, dia 28, das 9 às 11 horas, o debate reunindo os candidatos a prefeito de Londrina. Os seis candidatos confirmaram presença.
O debate é uma promoção da Rádio UEL FM (107.9 MHz – emissora educativa da Universidade Estadual de Londrina) e Jornal de Londrina e será intermediado pela jornalista Patrícia Zanin, da Rádio UEL.
As assessorias dos candidatos assinaram um documento com as regras do debate que está registrado na Justiça Eleitoral. Cada candidato poderá trazer um assessor e cinco convidados.
O debate não é aberto ao público por exigência das assessorias dos candidatos. Na plateia estarão a reitora Nádina Moreno, a vice-reitora Berenice Quinzani Jordão, a direção do CESA, estudantes de Direito e de Comunicação Social/Jornalismo em atividades acadêmicas, além da imprensa. 

O boi vai voar! ou melhor, o helicóptero!

Maurício de Nassau no século XVII, ainda no tempo de Brasil colônia, inaugurou uma ponte em pernambuco e para recuperar investimentos, colocou um pedágio. Para que pudesse conseguir mais dinheiro disse que faria um boi voar...No século XXI, no mesmo país, temos promessas grandiosas que dificilmente alguém verá. O Paçoca Com Cebola lembrou algumas ontem:

Requião: Ou o pedágio baixa ou acaba! (1998).
Antônio Belinati: Ônibus de graça.
Barbosa Neto: 7 mil câmeras de segurança e 7 viadutos (2008).
E a lista se completa com Beto Richa: Um Helicóptero para segurança pública e saúde.

Justamente ontem, que descrevi o bom trabalho para conter os focos da dengue, me aparece um helicóptero...sendo que faltam remédios, profissionais, boas condições trabalho na saúde. Me lembrou a proposta de licitação de quadros eletrônicos para salas de aula, sendo que, falta melhor estrutura física, boas condições para dar aula, merenda etc.


quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Enquanto isso nas redes sociais...


Boas novas da saúde vem com uma máquina mais profissional.

Depois de tantos notícias ruins sobre a saúde no município de Londrina, o JL de hoje traz uma boa:

Após o caos do caso CIAP, Londrina teve a redução  nos focos de mosquito da dengue. De mais de 3 focos por 100 casas foi para 0,6 casas. Motivo: não foi coisa do prefeito, mas de funcionários da secretaria de saúde, que elaboraram planos de mutirões de ação, com a sociedade civil. Vale lembrar que esse índice foi registrado depois de 2 meses quase sem chuvas, contrária as expectativas de aumento dos focos.

É importante ressaltar isso. Quase todos os trabalhos feitos pelo estado são de servidores públicos e não pelos prefeitos e secretários. O trabalho desses agentes se torna um exemplo de como pode a saúde pública pode melhorar com grupos organizados e com autonomia para fazerem estudos e agirem e campanhas. Sem qualquer forma de aparelhamento ou intervenções de prefeitos para realizar desejos pessoais. O profissionalismo da máquina com autonomia de trabalho dos servidores, sem dúvida é o caminho para uma cidade com serviços públicos efetivos.

A integra da reportagem pode ser lida AQUI.


terça-feira, 25 de setembro de 2012

O rombo na prefeitura: Vai sobrar para alguém...

O prefeito de Londrina, Gerson Araújo vai ao tribunal de contas do estado. O motivo está nas manchetes dos principais jornais da cidade: O rombo nas contas do município.

É importante destacar que a lei de responsabilidade fiscal, lei federal, que foi aprovada depois do assalto aos cofres públicos pela máfia do Antônio Belinati, deu instrumentos básicos para que exista uma gestão com equilíbrio nas contas públicas.

Além disso, ela trouxe, na sua parte final, que as infrações definidas deverão ser punidas de forma criminal e  com punições administrativas e com o uso da lei da improbidade administrativa.

Essa última, prevê penas como, a perda dos direitos de ser votar e ser votado, proibição de realizar contratos com o estado e multa.

Assim, o prefeito quer ter segurança para não ser atingido por essas consequências. Meu pitaco é de quase 0 % da possibilidade de Gerson ser responsável pelos danos, de mais de 50 milhões, aos cofres públicos.

Mas quanto aos 2 últimos prefeitos, já podem combinar os honorários dos advogados porque, a possibilidade de sobrar para eles é alta (especialmente o Barbosa Neto). 

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Até terça.

Este blogueiro estará ausente até terça feira.

Farei uma viagem para cascavel.


Repercursão nacional!

Globo News:
Prefeito de Londrina é preso por suspeita de Corrupção.

CBN:
TJ-PR decreta prisão preventiva do prefeito de Londrina.

Prefeito renuncia depois de prisão por suspeita de corrupção.

Prefeito de Londrina é acusado de irregularidades em licitação de uniforme escolar.

Londrina tem quarto prefeito em menos de 4 anos.

Folha de São Paulo:
Prefeito de Londrina é preso em Santa Catarina.

Estado de São Paulo:
Prefeito de Londrina é preso em Picarras(SC)

O Globo:
Prefeito de Londrina é preso suspeito de receber propina.

Uol Notícias:
Presidente da Câmara assume administração de Londrina. Ele é o quarto em 4 anos.

Entrevista ao Vivo do prefeito Gerson Araújo

Agora na CBN: http://streaming.fabricahost.com.br/PlayerHD/popup.php?radio=cbnlondrina#.
Nota: continua depois do intervalo -10:33.
Voltou- 10:41.

Momento "The Piaui Herald"- A revolução dos cabos eleitorais!

5. Rússia, 1917 -  Diante da grande injustiça sofrida por estarem no PDT e não aguentarem mais tantas chacotas um cabo eleitoral e o candidato a vereador, Jurandir Pinto Rosa saíram do armário e resolveram fazer uma revolução!

Destruíram e queimaram faixas, quebraram a cadeia e com imenso apoio da população impuseram a volta do Barbosa Neto.Tal revolução ocorreu num país, chamado rol da entrada da prefeitura. A ONU já declarou que o massacre não será perdoado e os membros serão investigados pelo Tribunal Penal Internacional. Além disso, os revolucionários deram de costas para recomendações dos estados federados do Ministério Público e prometem aliança a Al Qaeda para se juntar aos muçulmanos na revolta contra o Estados Unidos. Barack Obama, em campanha eleitoral, está reticente em convocar a OTAN para impedir mais mortes.

Enquanto isso, os revolucionários já elegeram sua bandeira oficial:
     (Foto: Fábio Silveira).
Apenas um comentário do blog: Patético.

Algumas observações sobre os fatos: a renúncia.

4.Diga que...não fíco! - Finalmente, José Joaquim Ribeiro pediu a sua renúncia do cargo. Mas afinal, ele foi lembrar que não tem condição nenhuma de ser prefeito depois de preso? Pior do que ser um agente público, era prefeito.

Mais, convocou coletivas, dentro da prefeitura, para fazer usa defesa pessoal sobre os 50 mil recebido.
Segundo a carta de renúncia, Ribeiro disse que agora conseguirá provar sua inocência e que é um homem simples, na hora errada, no momento errado.

Agora ele ficou devendo uma informação: para qual governador e o deputado que foi o dinheiro ?

Algumas observações dos fatos: Até o presidente da OAB?


3. Elizandro Pellin: O GAECO fundamentou que apesar de Barbosa estar fora da prefeitura, seu poder de pressão continua forte. Além do fundamento apresentado da Karin Sabec, no post passado, foram demonstradas interceptações telefônicas que geram um ar de suspeita entre o presidente da OAB e Barbosa Neto.

iiiiiiii...As suspeitas tomam forma do porquê a OAB ficou CALADA quanto a saída de Barbosa Neto e quanto a Joaquim Ribeiro fez manifestações.

Mas é bom ressaltar que os trechos devem ser esclarecidos pelo GAECO e pelo presidente da OAB, que sugeriu como que o Barbosa poderia embasar melhor sua defesa, como está no JL (aqui).

Algumas observações dos fatos: Barbosa Neto.


2. Bi Bi: O desembargador viu apenas probabilidades no pedido de prisão preventiva. O entendimento da maioria dos tribunais é que ela tem de ser de um fato concreto e não de suposições. Além disso, disse que o poder de alterar as testemunhas é minimo, pois não estava mais com a maquina na mão.

Discordo da decisão, uma vez que o Ministério Público demonstrou uma tentativa de Barbosa Neto oferecer um advogado e, em troca disso, poderia alterar seu depoimento. Essa é uma clara forma tentar corromper testemunhas. Não basta que o ex prefeito sumiu, outra alegação favorável para sua prisão transitória.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Algumas observações dos fatos: prisão de Ribeiro.

(Foto: JL).
1. Prisão de Ribeiro - Pelo que li na imprensa, foram aceitos os argumentos que o Ribeiro estaria a)incomodando a ordem pública, b)ser conveniente manter ele em custódia, pelo seu poder de corromper testemunhas como prefeito c) por um risco concreto de fuga visto que não foi informado onde se encontrava. Acredito que a decisão foi correta pelo 3 argumento. Tanto é assim que para quem estava se tratando, em Londrina, com depressão foi achado no litoral de Santa Catarina, só para refrescar com a brisa no mar.

Engraçado esse povo,  quando recebe 50 mil reais, em espécie, não alega depressão nenhuma né.

Fora do ar? dia de estudos hoje.


Desculpas aos leitores deste blog por não ter postado nada ainda sobre um dia cheio de acontecimentos na cidade.

Pois que, foi um dia que reservei para o estudar para a prova da OAB e só cheguei meu lar em pouco mais de 10 minutos.

Mas farei comentários sobre os fatos que ocorreram hoje.



quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Mais uma vez, sem transporte no Vista Bela.

Projeto vindo do programa minha casa minha vida (governo federal) , o bairro vista bela tem inúmeros erros grosseiros de urbanização.Do que importa ter a propriedade se as pessoas não tem meios desenvolverem um padrão de vida de qualidade?
Pois é, no caso do vista bela, deu a moradia, mas não tem centros de educação (creches, colégios...), polos que gerem empregos (micro e pequenas empresas de varejo, pequenas produções industriais), saúde (postos de atendimento, saúde da família), lazer (praças, centros culturais, locais de recreação esportiva) etc.

Como um dos efeitos, é necessário transporte escolar. E nisso a prefeitura deu bola fora:. Fez isso com improviso mais polêmicas de todos os modos contratações: Contrato emegencial, e por um prazo de 45 dias. Hoje acabou o prazo e os jovens ficaram sem ter como ir as aulas. A secretária de educação trabalha contra o tempo para agilizar o procedimento de licitação. Enquanto isso, dispor do transporte público para os estudantes.

Em primeiro lugar, a administração municipal deveria ter prorrogado o contrato por mais 90 dias e fazer a modalidade de licitação mais rápida que tem:  O pregão.
Além disso é fundamental  refazer o loteamento do bairro com planos para educação, lazer cultura, esporte, saúde e atividade econômica, para amplo desenvolvimento da comunidade

o Leão ficou acuado?

Antes da cassação, Barbosa sempre defendeu, como se fosse um leão, das acusações contra ele. Depois da cassação e o esclarecimento dos escândalos de corrupção do ex prefeito, ele ficou cada vez mais pálido. E ontem, circulou pela câmara municipal que já tinha saído a decisão de prender o ex prefeito. 

E advinham? ele sumiu! o prefeito também!

Pode ser que só voltarão no sábado que, não poderão ser presos, devido a lei eleitoral.

Do Baixo Clero:
A crise política atingiu em cheio a campanha do ex-prefeito Barbosa Neto (PDT). Não só porque o pedetista, diante do boato de que a sua prisão preventiva teria sido decretada ontem à tarde, deixou no meio uma gravação do seu programa para o horário eleitoral e desapareceu. E isso diante do boato de que a prisão – até aqui sem confirmação – teria saído.

O outro problema da campanha é financeiro. A equipe que faz a campanha do pedetista no horário eleitoral não recebeu um único centavo até o momento. Dos cabeças do programa à moça que serve o cafezinho. A situação dentro do comitê barbosista é insustentável. André Nadai, o coordenador financeiro, está tentando resolver o problema de falta de pagamento da equipe de comunicação.

Barbosistas já procuraram um advogado para saber se ele corre o risco de ser preso antes da eleição. De acordo com o calendário eleitoral, só a partir de sábado, 15 dias antes da eleição, nenhum candidato pode ser detido ou preso, salvo se em flagrante.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Credibilidade do Grupo Muffato pós caso da propina.

Roberto Fú (PDT) foi líder do governo Barbosa Neto na Câmara, até um momento que contrariou o prefeito, por ser favorável a extinção da lei da muralha. Ai Barbosa tentou convencer o vereador. Não adiantou nada, depois disso, Fú saiu da liderança.

Até aí parece mais um desentendimento político. Mas não, porque  o projeto de lei seria aprovado, caso fosse votado.  Diante dessa situação, houve grande pressão para que Fú arquivasse o projeto, que derrubava a lei da muralha.

Nesse contexto, a tentativa de suborno de um dos donos do Grupo Muffato reabriu as fofocas da época do ex prefeito Nedson Micheleti. Em determinada época foi aprovada  a lei da muralha, impediu outros grandes grupos de entrar na cidade. Sempre desconfiavam que se tinha dedo do grupo paranaense.

Com a conclusão da investigação do GAECO, concretiza-se o que sempre circulou como boatos. A muralha era  para que pudessem obter domínio no mercado de supermercados londrinense, impedir a concorrência de outros grupos.

Importante lembrar que será dado aos empresários envolvidos a ampla chance de defender. Mas perguntas ficam no ar: Resta algum compromisso do Grupo Muffato atender a sociedade com bons serviços ou usar dela como trampolim para obter lucros?

Será que Everton Muffato tem idoneidade para controlar uma empresa que é uma das maiores do Brasil em seu ramo?

Sessão etc: Será que depois de 2 meses, teremos chuvas?

A previsão do tempo para hoje e amanha marcam chuvas mais intensas.  Hoje deverá ocorrer pancadas no final da tarde e amanha é provável termos o dia todo nublado, com pancadas de chuva e trovoadas.

A temperatura deve cair para uma média mais amena: 26 graus.

Depois de 2 meses sem chuva significativa, finalmente poderemos ter chuvas mais significativas.

Ministério Público fecha inquérito dos uniformes.


O Ministério Público terminou o inquérito sobre os uniformes escolares e concluiu que havia duas quadrilhas que, em determinado momento, convergiram-se para praticar corrupção.

Mentor do esquema:  Barbosa Neto e diretor da G8.

O que o londrinense perdeu: quase 4 milhões.

O ex prefeito cassado e o atual prefeito e mais 17 réus, entre empresários e ex agentes públicos, serão processados criminalmente, com a abertura do processo no TJ.

Mas prefiro ficar com o que o promotor Cláudio Esteves disse, na entrevista coletiva:
"Aqui está a questão dos uniformes, temos outras questões para uma investigação mais aprofundada".

Mais uma caso que identifica a parte visível de um iceberg fora da água.

Esperem que existem, como já disse nesse blog, indícios de corrupção no contrato de terceirização da saúde (caso CIAP, que está na PF), contrato do lixo e o asfalto eleitoral do ex prefeito.

Para aqueles que se interessarem, a integra do documento que poderá começar o processo está no paçoca com cebola: http://issuu.com/claudioosti/docs/londrinadenunciagaecoprefeitotj1709.

sábado, 15 de setembro de 2012

Extra! Para Barbosa, chuva destruiu área em torno do Moringão.


Houve uma chuva, em outubro de 2009, de alta intensidade. Imediatamente, Homero Barbosa pediu recursos para o governo federal, pois, foi decretado estado de emergência, na época. Apesar de que a cidade parou por causa chuva em momento algum (apenas alguns pontos), o então prefeito, Homero Barbosa Neto pediu 1 milhão e 600 mil reais para recuperar áreas que foram destruídas pela chuva.

Um parte desse dinheiro foi para asfaltar a região do entorno do Moringão? 

Afinal, alguém lembra que aquela área sofreu um terrível dano, devido as chuvas?

Me lembro, sim, da ponte sobre o rio Lindóia, da barragem do lago Igapó e do parque Arthur Thomas. Mas na região central, nada tão grave ocorreu para destinar verbas de emergência.

Se isso se confirmar, os professores de direito poderão usar mais um exemplo do que é um ato de improbidade administrativa.

(Foto: Bonde).

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Debate na Paiquerê AM.


A Paiquerê AM promoverá o debate entre os 6 candidatos a prefeitura de Londrina.

Será amanhã, das 10 ao 12h. Com pergunta de jornalistas aos candidatos.

Recomendo a audiência. Por mais que esse blogueiro não poderá ouvir boa parte dele, pois estará estudando para a prova da OAB.

Para aqueles que irão acompanhar, o link adiante.
http://www.paiquere.com.br/noticias/default.asp


Pesquisa RPC/Ibope - paz e amor no primeiro turno.

Ontem foi divulgado a 2 pesquisa Ibope para os candidatos a prefeitura de Londrina. 

Marcelo Belinati (PP) mantem-se afrente, de forma tranquila.Desde quando começaram a ser divulgadas as pesquisas, no processo eleitoral, só aparece Belinati como vencedor, no 1 primeiro turno. Os outros candidatos estão empatados, com exceção de Valmor Venturini (PSOL). Todos não conseguem passar de 14%.

Dificilmente, alguém vai segurar a vitória de Marcelo Belinati no primeiro turno. Embora exista diferença de números, há uma posição de conforto dele, que não se alterou por mais de 1 mês. Ao contrário, aumentou com o latifúndio eleitoral de 11 minutos de Belinati, no rádio e na tv. Além do ataques dos adversários contra o pepista. Esses são benéficos,pois aumentam sua visibilidade de candidato paz e amor.

Contudo, deixo em destaque o alerta de Ulysses Guimarães: a política é como nuvens no céu,  em que, a cada momento, desenham uma paisagem nova.


quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Debate SBT/Rede Massa - Todos contra Marcelo Belinati


Claramente virou saco de pancada ontem. O ponto mais polêmico foi quando Barbosa Neto atacou a atuação legislativa de Marcelo, na Câmara, durante 2 mandatos. Apesar de serem apresentados mais de 500 projetos de lei, mas tirando as coisas corriqueiras, os projetos de lei originais, são só 14... Acompanho o trabalho da Câmara e digo que o trabalho do Marcelo foi longe de ser destaque.
Alias, era óbvio que iria ser dessa maneira, ele é o favorito a vitória. Como também, é natural que ele seja liso e não entrara nessa. 

Nota : Ele ligou seu promessômetro nos 4 pontos cardeais da cidade. Saúde, educação, cultura e economia nos 4 cantos da cidade. Mas como? quando? quanto custa?... Importante que Londrina quer um candidato paz e amor:

Debate SBT/Rede Massa: Ainda estou esperando projetos!

Os candidatos fortaleceram as suas ideias. Nisso, dou destaque a Valmor Venturini que deixou mais claro quais os pensamentos que tem a esquerda para Londrina. Mas debates de ideias é possível ter nas salas de aulas, butecos debates partidários e etc.
O que os candidatos deveriam apresentar  eram seus planos, para alterar a atual situação do município. 

Ah! Vai instalar posto de saúde? Aonde, quando vai gastar? quem vai ser contratado? Quando vai ser possível a população usar? Vai atender todos e como?

Alexandre Kireeff deu bons passos para apresentar isso, Márcia Lopes foi muito prolixa, e os candidatos Cheida e Barbosa Neto pouco falaram, mas ficaram muito no que fizeram e não no que vão fazer. Valmor apresentou ideias, mas falta dizer como sairão do papel e Marcelo também tem de mostrar como transforar seu promessometro em realidade.


terça-feira, 11 de setembro de 2012

O rio Tibagi e a fiscalização da construção da usina Mauá

O rio Tibagi está no período de baixa. Contudo, um problema confirmado pelos especialistas é que o rio está com o nível baixo demais. Possivelmente, devido ao consócio responsável não respeitar certas condições do licenciamento ambiental.

A usina terá uma capacidade de 361 megawatts de potência, o que é considerada de média capacidade de produção energética. Sem dúvida, é a melhor opção para produção de energia quando se fala em hidroelétricas. Contudo, é fundamental uma fiscalização permanente sobre as condições ambientais que foram impostas para Mauá ser construída e funcionar (licenciamento), como está sendo realizada pelos técnicos e ambientalistas. 

Sempre que possível rever se podem ser alteradas tais condições para evitar males a todo ambiente local e principalmente aos municípios que dependem desse rio, como Londrina.

Do paçoca com Cebola: O que foi dito por Ribeiro ao MP.



Mudança de discurso de Ribeiro.

Hoje, em entrevista na CBN Londrina, o prefeito José Joaquim Ribeiro, destacou basicamente 3 pontos:

1)Que pegou a prefeitura em uma situação complicada, desorganizada.

2)Mudou sua versão do depoimento feito ao Ministério Público. Quando confessou ter recebido propina disse que era  para pagar a campanha de governador e deputado.
Boatos dão os nomes de Osmar Dias e Ratinho Júnior. Por essa, e por ter passado 3 anos por dentro dos bastidores da prefeitura, é considerado homem bomba.
Mas ele deixou a impressão que sera desarmado, pois disse que apenas passou o dinheiro para o Barbosa Neto e pensou que era uma doação de campanha da empresa para o Barbosa.
Ribeiro disse que, naquela época, a empresa queria se instalar em Londrina. 

3)Além disso, ressaltou o quanto está trabalhando com seus secretários e analisando a cidade como um todo.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Espero que nenhum candidato impeça a divulgação!


Folha de Londrina: 

10/09/2012 -- 11h24

Ibope divulga pesquisa em Londrina na sexta

O Ibope divulgará na próxima sexta-feira (14) uma pesquisa de intenção de votos dos candidatos a prefeito de Londrina. O levantamento será feito entre os dias 8 e 13 de setembro, com 602 entrevistados. A pequisa está registrada na Justiça Eleitoral com o protocolo PR-159/2012. 

Os dados foram encomendados pela RPCTV. Pesquisa semelhante foi proibida no último dia 22 de agosto, com liminar concedida cinco minutos após a divulgação pela emissora de televisão. 

O pedido foi feito pela coligação Londrina Unida, do candidato Marcelo Belinati (PP), que questionou a metodologia utilizada pelo instituto.

Como a corrupção piora a qualidade da saúde pública.

Adiante, transcrevi um trecho do comentário do professor de filosofia da UEL, Elve Cenci.

Neste comentário, pode se entender, de forma didática, o que pode ocorrer com serviços públicos devido a corrupção.

Peço que todos os leitores leiam adiante, e reflitam se vale a pena votar ou apoiar os candidatos que roubam, mas fazem.

A íntegra do comentário está adiante: http://www.cbnlondrina.com.br/player-materia/renucia-ou-cassacao


_______________________
As pessoas que passam pela zona oeste, na Arthur Thomas, antes, no alto da avenida, se deparam com um elefante branco, que é um posto de saúde, uma unidade de atendimento lá, que já esta às moscas, já  algum tempo.

Parece que já foi inaugurada, mas foi inaugurado um prédio intenção, porque, efetivamente, o serviço não está sendo prestado a população.

O que eu queria saber se há uma relação direta entre propina e ausência de um serviço básico para as pessoas.

Toda uma população da zona oeste, mas não só da zona oeste, essa população poderia estar sendo atendida num serviço de saúde, naquela UPA, se estivesse funcionando com médicos e profissionais da saúde.

Não está porque? Ah, falta dinheiro nê?Onde é que foi para esse dinheiro?

Ai que eu acho que é um exemplo excelente para se perceber que o que a propina faz com a vida das pessoas.

Ou seja, o efeito na área da saúde é direto. Aquele posto está fechado pela falta de dinheiro.

Mas aonde foi para o dinheiro que deveria estar lá? Ele foi parar no bolso de alguém.
Só para estabelecer um relação direta em que as pessoas percebam, como o dinheiro da corrupção faz falta na outra ponta, em áreas estratégias, como saúde, educação na garantia de direitos, na efetivação de políticas públicas.

Independente do valor, se é 150 mil ou 170 mil. O fato que esse dinheiro está faltando no posto de saúde.

domingo, 9 de setembro de 2012

JL e UEL FM promovem debate com candidatos.


Do JL:
Evento será no dia 28, das 9 às 11 horas,no anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicados, com transmissão ao vivo pela rádio.
O Jornal de Londrina e a Rádio UEL FM promovem um debate com os candidatos a prefeito de Londrina no próximo dia 28, das 9 às 11 horas. A transmissão será ao vivo pela rádio e terá ampla cobertura do JL, com reportagem a ser publicada na edição do dia 30. O objetivo da parceria na realização do debate é contribuir para que os eleitores possam escolher com maior grau de segurança seu candidato a prefeito de Londrina.

O diretor da Rádio UEL FM, Osmani Costa, destaca que a universidade e a rádio cumprem seus papéis ao abrir mais um espaço para a prática da cidadania dos eleitores londrinenses ao estimular o debate político de qualidade e do mais alto nível. “Quando o candidato vem ao debate apresentar suas propostas, seu ponto de vista, ele assume um compromisso público”, afirma. Ele destaca ainda que a parceria com o JL na realização do debate já é antiga e duradoura. “Decidimos mantê-la porque se trata de um grupo importante para Londrina e região. E sozinha a Rádio UEL não teria como realizar o debate.”

A chefe de redação do JL, Carla Nascimento, lembra que a eleição é o momento mais importante da cidade. “Em outubro, o eleitor vai dizer o que espera para a cidade para os próximos quatros anos. É através da escolha do seu dirigente que a cidade define seu futuro.” O debate, lembra a jornalista, é uma forma de contribuir para uma escolha consciente, principalmente ante o difícil momento político que a cidade atravessa. 

O debate será mediado pela jornalista Patrícia Zanin, da Rádio UEL, e será realizado no anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa), no campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Na plateia estarão presentes apenas convidados pelos organizadores do debate: lideranças da universidade, autoridades, estudantes de Jornalismo, leitores e ouvintes dos dois veículos de comunicação, além de cinco convidados de cada candidato. 

Os candidatos terão cinco blocos para se apresentar e falar sobre suas propostas. O primeiro será de apresentação, depois serão três blocos de discussão e um último com as considerações finais. 

Os leitores do JL podem encaminhar perguntas aos candidatos pelo e-mail leitorjl@jornaldelondrina.com.br até o dia 21 de setembro. Os editores irão escolher 20 perguntas, que serão posteriormente gravadas para serem respondidas pelos candidatos, ao vivo, durante o debate. As perguntas não podem ser dirigidas a um candidato específico e devem tratar de temas gerais de interesse da cidade. 

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Crise? Há algum tempo.

Na postagem anterior, mostrei que a crise política não era tão negativa quanto se diz nas ruas.

Contudo, embora Londrina seja diferenciada, em relação a várias do Brasil, no combate a corrupção, a cidade não tem continuidade de políticas públicas, graças a esta instabilidade.

Cada governante quer impor seu estilo de governo, cria-se, então, programas que só pensam na cidade para  1 ou 2 anos.

Não bastasse isto, o governante cai e entra outro no lugar, que demora algum tempo para conhecer a casa e o que fazer para organizá-la...E dai ele cai.

Sem dúvida, com esse quadro,  os serviços para atender a população como saúde, educação, planejamento urbano, cultura ficam em segundo plano e abrem espaços para interesses obscuros, como a especulação imobiliária.

Para mudar esse quadro? ... Só com uma educação e ação cívica. 

Como já tinha citado, foram mais de 400 anos de exclusão na participação política. E ha pouco tempo, mudamos para um regime que abre as portas para todos participarem.

E mais, não é uma participação a cada eleição, mas uma participação, exigindo uma fiscalização e acompanhamento permanente dos vereadores, prefeito, secretários e os serviços públicos na cidade.

Por isso, digo isso a todas pessoas: Comecem a ficar atentos aos nomes que estão envolvidos em escândalos de corrupção, pesquise o passado deles, guardem numa pasta ou no computador. 
(CBN Londrina - protesto pela UPA da zona leste).
Exijam dele explicações. Caso não deem explicações, pressionem mais e com o voto, joguem eles para fora do estado.

É esse um caminho para uma cidade com qualidade de vida e de democracia.

Crise? Nem tanto.

Todos estão pessimistas, nas ruas, quanto a confissão do José Joaquim Ribeiro. Pensam que Londrina nunca teve tantos prefeitos ruins quanto outras.

Em primeiro lugar, temos que lembrar que essa cidade pertence ao Brasil. Esse país só começou a ter democracia depois de 1988, ou seja, pouco mais de 20 anos.

Antes disso as cidades, estados eram províncias governadas por coronéis, que sempre atendiam seus interesses usando da máquina estatal, com raras exceções.

Não é de uma hora para outra que vamos nos livrar da cultura patrimonialista construída  por mais de 400 anos.

Londrina, como quase todas as cidades brasileiras tem inúmeros problemas da cultura da corrupção que se alastra, tanto no setor público e no privado.

Mas ela se destaca das outras por ter uma certa reação contra isso. Aqui tem movimentos e ongs que estão em constante observação a gestão publica. Além do excelente trabalho do Ministério Público para a proteção do patrimônio público e no combate aos crimes de corrupção.

É óbvio que está longe do ideal.

Porém, vamos comparar com Curitiba: Qual foi a pressão sobre os deputados estaduais, quando ocorreu o escândalo dos Diários Secretos, desbaratando as fraudes dos funcionários funcionários fantasmas?

Em Alagoas, qual é pressão contra os donos daquele estado, Fernando Collor e Renan Calheiros?
 (Se Brasil fosse um sistema parlamentar, este último seria o provável 1 ministro).
...

Por isso que meu diagnóstico, em primeira vista, não tão negativo, ao contrário de boa parte da cidade.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Dois Barbosas: um da publicidade e outro no GAECO.

Reparem que na propaganda eleitoral na tv, Barbosa Neto está sério, forte e confiante.

Agora vejam a chegada da mesma pessoa hoje no GAECO, por Fábio Silveira:
Claramente abalado.


É sempre interessante deixar os políticos no improviso (ou no real), pois ai não tem como fazer as imagens que ele desejam, e sim o que eles tem de conteúdo humano e intelectual.

Nesta eleição, Marcelo Belinati já foi pego no contrapé, quando perguntaram por qual motivo ele teria impugnado a primeira pesquisa eleitoral, em época de eleição. Falou que era coisa do setor jurídico...aham!

Agora, a verdadeira face de Barbosa Neto perante esses escândalos, que segundo o Ministério Público, ele foi beneficiado. 

Não tem nada de bater no peito e dizer que é vítima como, no ato de desagravo, com Carlos Luppi.

Ao contrário, entra de cabeça baixa e voz que quase mal dá para ouvir.

SERÁ QUE TEREMOS UM 3 PREFEITO EM MENOS DE 2 MESES?


Como meu tempo está esgotado hoje, postarei sobre o fato, amanhã.

Do JL:

Prefeito de Londrina confessa ter recebido R$ 150 mil em propina

O prefeito José Joaquim Ribeiro (PSC) confirmou em depoimento ao Gaeco que recebeu propina de uma das empresas que forneceu kits escolares para as escolas de Londrina. O ex-prefeito Barbosa Neto, cassado, e o ex-secretário da Fazenda também teriam ac
Fábio Silveira
O prefeito José Joaquim Ribeiro (PSC) confessou ter recebido dinheiro de uma das empresas que forneceu kits escolares para a Prefeitura de Londrina, em troca da liberação da última parcela dos materiais comprados em 2010. A confissão foi feita a promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, numa sala reservada, no Fórum, na noite de segunda-feira (3). Nesta quarta-feira (5), Ribeiro foi ouvido novamente pelos promotores.
O JL apurou que o prefeito admitiu o recebimento de R$ 150 mil, que seriam divididos entre ele, o ex-secretário da Fazenda Lindomar dos Santos e o ex-prefeito Barbosa Neto (PDT), cassado por irregularidades no uso de vigias pagos com dinheiro público, sendo R$ 50 mil a cada um. Nos depoimentos que prestou ao Gaeco, a ex-secretária da Educação, Karin Sabec, disse ter ouvido que o pagamento da parcela dependia do pagamento de propina.
Compra de uniformesNa semana passada, Lindomar Santos disse que não havia nada de concreto contra ele, apenas a declaração de Karin, que disse ter ouvido de terceiros a acusação. Na última terça-feira, Santos anunciou a saída do governo.
As investigações do Gaeco que agora atingem o chefe do Executivo municipal já levaram quatro empresários para prisão. José Lemes, Marcos Ramos e Pedro Bresciani foram presos em 28 de agosto. O empresárioWilson Yoshida, que estava foragido, apresentou-se em 31 de agosto. As prisões ocorreram depois que a ex-secretária de Educação Karin Sabec compareceu espontaneamente ao Gaeco para colaborar com as investigações.
A suspeita é de que as empresas comandadas por eles tenham se articulado em grupo para simular a oferta de preços a fim de vencer o certame de uniformes, tênis, meias e mochilas para alunos da rede municipal de Londrina.
Em abril deste ano, o Ministério Público (MP) entrou com ação judicial para anular a compra dos mesmos materiais em 2010, quando a G8 e a Capricórnio, investigadas no novo inquérito, fecharam um contrato de R$ 6,7 milhões com a Prefeitura de Londrina. Na época, a administração municipal dispensou a licitação e embarcou de “carona” nos mesmos preços levantados pela Prefeitura de São Bernardo do Campo (SP), que também contratou as empresas para os materiais.
O formato da compra foi defendido pelo ex-prefeito Barbosa Neto e pelo ex-secretário de Gestão Pública Marco Cito e, junto com a ex-secretária de Educação Karin Sabec, tornaram-se réus no processo. Apenas nessa compra, a promotoria apurou superfaturamento de R$ 511 mil nos tênis.

Afastamento e corrupção dos que podem estar no meio.


Ontem, Lindomar dos Santos pediu demissão do cargo de secretário da fazenda. Wilson de Jesus também saiu de uma das duas secretarias que ocupava, dentro da CMTU.

O primeiro, foi citado no depoimento de Karin Sabec na 3 vara criminal, sendo que, ele teria recebido  propina das empresas dos kits escolares. 

O segundo, foi responsável, conforme sindicância realizada pela prefeitura, por ter deixado alastrar os cancelamentos de multas.

Comentários do blog: Ambos deveriam ser afastados do cargo pelos seus superiores. A demissão só se ficar claro a participação desses na corrupção. 

Denúncias de corrupção devem ser apuradas se procedem, deve ser dado a ampla defesa aos supostos responsáveis pelo desvios.

Contudo, todas as pessoas que agem em nome do estado, devem ter a máxima transparência nas suas ações.  Existe uma mancha, por mais que mínima, ela deve ser explicada. E se justificativa for para boi dormir ou não colar, o tal suspeito deve ser ficar isolado de exercer seus poderes, com o afastamento.

Depois de uma apuração ficar claro um desvio de ações destas pessoas, ai sim, é dever do superior as demitir.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Post+: O marketing do atendimento fantasma da UPA.


Ainda na gestão passada, Homero Barbosa anunciou a inauguração de um unidade de pronto atendimento, no jardim Sabará, fez comício e festejou sua inauguração.

Porém, além da maioria dos recursos serem federais, o que estava pronto era o prédio,  não tinham equipamentos, não tinham médicos e nem funcionários para começar o atendimento.

Ou seja, o ex prefeito inaugurou um prédio sem nada.

E depois, que o secretário de fazenda anunciou  mais 70 milhões de dívida e o corte de gastos promovido, em todas os setores, a UPA da zona leste poderá ficar para escanteio.
___________________

Agora, faço uma proposta ao eleitor para voltar um pouco no tempo:

Estou lendo, aos poucos, o livro A Santa luta de nossa Casa, de José Pedriali (em breve farei um post). 

No seu começo, o autor relata o imenso esforço para a construção da Santa Casa londrinense. 

O estado na época quase não ajudou. Muita coisa, vieram de festas, doações e, principalmente, de muito trabalho, dos vários setores da sociedade.

Naquela época, o Brasil era um dos países mais pobres do mundo. Londrina, em boa parte da cidade não era asfaltada, não tinha saneamento básico, educação era para poucos. 

Inaugurar um hospital, nessa época, era um grande evento. Uma esperança, para toda a população conseguir uma vida mais digna.

Mas estamos em 2012. O Brasil é uma das 10 maiores potências econômicas do mundo, evoluiu bem na luta contra a pobreza e, é um dos países mais respeitados do mundo.

Londrina é quarta cidade mais importante da região sul, tem um orçamento de 1 bilhão anual e, é uma das referências, no país, em saneamento básico.
__________________

Em resumo, depois dessa evolução histórica, o ex prefeito quis retroceder 60 anos no tempo, para fazer festa com  inauguração de um hospital!?

Afinal, qual é o interesse da sociedade em ver um prefeito fazer cerimônias para entregar um serviço público?

Pior do que isto, é explicar que ele só entregou paredes, iluminação e encanamento...Mas médico e equipamentos não tem.

Por isso, leitores, peço uma reflexão aos políticos que ficam se exibindo com a máquina pública.

Afinal, qual será que é papel do agentes do estado: trabalharem para prestar serviços à sociedade, ou, eles se auto promoverem com seus deveres?

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

As Florzinhas (murchas) do Barbosa - Por José Pedriali.

(http://josepedriali.blogspot.com.br/2012/09/as-florizinhas-murchas-do-barbosa.html)
As florzinhas do Barbosa
Antes lindas, bem tratadas
Agora secas, tristes, murchas
Ai que dó, ô coitadas!

O que foi que aconteceu
Pra tamanha sacanagem:
Seria falta de dinheiro
Ou culpa só da estiagem?

Seja lá qual for a causa
A coincidência é desastrosa
Vai minguar ainda mais
A campanha do Barbosa

Sem elas, pobrezinho
O que dizer pro eleitorado?
As obras foram poucas
Mas grandes os seus pecados

As florzinhas do Barbosa
Secaram, pobrezinhas
Não podem mais esconder
Tanto joio e erva daninha

Que sobrem algumas
Pelo menos, eu imploro
Pra no 7 de outubro
Enfeitar o seu velório!
____________________
Excelente! Alias, esse poema pode combinar muito bem com a UPA que Barbosa, que inaugurou, no jardim Sabará...Só o prédio! Pois médico pra atender, não tem.

Traduzindo o juridiquês: Inquérito pode ir para o Tribunal de Justiça.

Foi noticiado que o inquérito sobre os kits escolares poderão ser analisados pelo Tribunal de Justiça.

A informação é de quem conduz as investigações, no GAECO de Londrina, delegado Alan Flore, em entrevista á radio Paiquerê AM.

Mas com detalhes macarrônicos... Disse que esta possibilidade é por causa de uma intercorrência.

No dicionário Aurélio, intercorrência significa algo que sobrevém enquanto outra coisa ocorre.

Traduzindo para uma linguagem mais simples:

Durante a investigação encontraram pessoas que tem foro privilegiado. Estas podem estar envolvidas na fraude do processo licitatório.

Como sempre é noticiado, o foro privilegiado significa a pessoa, em razão de ser um agente político, que detém privilégios.

 No contexto, esta na constituição do Estado do Paraná que, só algumas pessoas detém a possibilidade de serem julgados, em processos criminais em geral, como:

Deputados estaduais, juízes de 1 grau, secretários de estado, membros do Ministério Público, prefeitos municipais e vice governador.  (Constituição do Estado do Paraná - Artigo 101, inciso VII, alínea a).

Estas pessoas, o processo, em vez de terem início com um juiz, em Londrina, terão início em Curitiba, no Tribunal de Justiça (TJ).

Outro aspecto importante a ser lembrado é que, só será iniciado investigação no TJ sobre a pessoa que tiver foro privilegiado, os outros como Karin Sabec Vianna, Homero Barbosa Neto continuarão normalmente.
_____________
Mas a pergunta não quer calar...Quem está envolvido? O prefeito? Algum Juiz, ou deputado estadual?

domingo, 2 de setembro de 2012

Outra pesquisa eleitoral Paiquerê Portinari.

Nessa nova pesquisa alguns questões que ficaram latentes:

Segundo os dados, Marcelo Belinati disparou na frente de outros candidatos e, no momento, seria o futuro prefeito de Londrina e com folga.

Além disso, os números de indecisos diminuíram consideravelmente, quase 50% das pessoas já estão com voto decidido.

Os outros candidatos subiram levemente, com a exceção de Valmor Venturini que recuou.
_______________
Entretanto, acredito que muitos eleitores poderão, sim,  mudar de opinião com o tempo ou, decidirão no dia da votação.

Por outro lado, vejo com  preocupação a baixa pontuação dos outros candidatos que são concorrentes de Marcelo.

Se tiver um segundo turno, será melhor para detalhar as propostas. E os candidatos terão mais igualdade para debater.

A íntegra da pesquisa pode ser conferida aqui.

sábado, 1 de setembro de 2012

Sessão etc: Amanhã, terá o melhor do sertanejo em Londrina.

Ao contrário de Gustavo Lima, que tentou dar uma de Jimi Hendrix, quebrando uma guitarra em seu show, e atingiu acidentalmente uma fã, teremos um sertanejo mais leve amanhã.

E com licença a duplas mais novas e ao sertanejo universitário, com uma qualidade incomparável: Almir Sater.

Sem dúvida, ele e Renato Teixeira são o que há de melhor do sertanejo original, aquele que usa a viola.

Além da ótimas letras e sem o canto mais gemido, como de violeiros mais tradicionais  Tonico e Tionoco e, com a marca do regionalismo - traço marcante neste gênero musical.

Excelente oportunidade de ouvir música de excelente qualidade. Se não fosse o preço...123R$! OUCH!

Por mais que seja salgado o bilhete, não poderia deixar de registrar.

Para maiores detalhes, matéria da Folha de Londrina.