quarta-feira, 2 de maio de 2012

Projeto Arco Norte.

Está na pauta desta tarde na câmara dos deputados um importante projeto para norte do estado: Projeto Arco Norte.

Ele tem como finalidade a construção de um aeroporto internacional para servir melhor a região. Maiores detalhes se encontram nos pareceres dos vereadores sobre o projeto:
http://www1.cml.pr.gov.br/cml/site/projetodetalhe.jspx?codigo=PL000262012

A formação de um grupo cidades da região norte como Londrina, Assaí, Jataizinho, Ibiporã, Cambé, Rolândia, Arapongas e Apucarana com o fim de construir um aeroporto, pode ser o início de uma excelente parceria comercial e política, que poderá acontecer entre essas cidades.

Apesar de ser uma região com boa economia, o arco norte perdeu força nos últimos tempos para regiões que eram consideradas há 10 anos atrás de mesmo nível de no Brasil, como a região de Maringá, Joinville, São José do Rio Preto. Porém, nos últimos anos, as outras regiões desenvolveram melhor e Londrina ficou para trás.

Além disso, a região tem pouca representação política, pois que não são muitos os deputados estaduais e federais dessa região. No congresso, os representantes são o deputado André Vargas (PT), Alex Canziani (PTB) e Hauly que hoje é secretário no estado.

Vale lembrar que essa região conta com aproximadamente 1 milhão de habitantes.

Com uma integração política, todo eixo das cidades apontadas tendem a ser mais organizadas para conseguir mais empregos, indústrias, serviços e grandes obras como construção de um anel rodoviário que passe por fora da Avenida Brasília, em Londrina e da Avenida Maracanã, em Arapongas para chegar até Apucarana.

Sem contar que um bom líder desse grupo se fizerem boas administrações, ficarão como exemplo para o estado do Paraná e assim ser um boa escolha a candidato a governador do Paraná.

Assim, uma pequena aliança para construir um aeroporto poderá significar muito, se essa aliança progredir e tornar um grupo do norte.

Tudo dependerá das vontades dos prefeitos locais e de nós conhecermos melhor as vantagens de um grupo Arco Norte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário